Satélite
Escolha um satélite da lista.
Cidade Escolha uma cidade da lista. Para encontrar uma cidade mais rapidamente, selecione a primeira da lista e digite a primeira letra da cidade; será então selecionada a primeira cidade que começa com essa letra.
Semestre Escolha um dos semestres do ano em questão (Primeiro ou Segundo). Este campo é selecionado previamente, dependendo da data de execução, podendo ser alterado.
Ano Entre com o ano desejado (de 1980 a 2020). Este campo é previamente preenchido, dependendo da data de execução, podendo ser alterado.
Fuso Horário Escolha o fuso horário para a localidade em questão (GMT-2h = GMT - 2 horas, e assim por diante). Este campo é selecionado previamente, como GMT-3h, equivalente ao horário de Brasília fora do "horário de verão", podendo ser alterado.
GMT = Greenwich Mean Time (Tempo Médio de Greenwich): também conhecido como Tempo Universal, corresponde ao tempo solar médio referido a um meridiano origem, que por convenção é o meridiano do Observatório de Greenwich (Inglaterra).
Diâmetro da Antena
(metros)
Entre com o tamanho da sua antena em metros (0.40 a 15 m). Este campo é previamente preenchido com o valor 1.8. As casas decimais devem ser separadas por ponto; não utilize vírgula.
Longitude
(0° a 360° O)
Longitude de operação do satélite, positiva para Oeste. Ao selecionar um satélite este campo é automaticamente preenchido com o valor correspondente, mas este pode ser alterado em caso de necessidade.
Lat +N
(+90° a -90°)
Latitude da localidade. Ao escolher uma localidade, este campo é automaticamente preenchido, podendo ser alterado em caso de necessidade.
Lon +O
(0° a 360°)
Longitude da localidade. Ao escolher uma localidade, este campo é automaticamente preenchido, podendo ser alterado em caso de necessidade.
Freqüência
(GHz)
Freqüência de recepção do sinal do satélite. Este campo é automaticamente preenchido com o valor mínimo da banda C (3.625 GHz), mas pode ser alterado em caso de necessidade (de 3.625 a 4.2 GHz).
Ajuste do ângulo
de interferência
Valor a ser acrescentado ao ângulo de interferência (como um bias). Este campo é previamente preenchido com o valor 0.
No resultado - Azimute do satélite Posição horizontal do satélite, fornecida como um ângulo medido no plano horizontal da localidade a partir da direção Norte e no sentido Leste até a projeção da direção do satélite neste plano (em graus).
No resultado - Elevação do satélite Posição vertical do satélite, fornecida como um ângulo entre o plano horizontal da localidade e a direção do satélite (em graus).
No resultado - Banda Faixa de Freqüência do satélite.
No resultado - Fluxo Solar. Densidade de fluxo de energia emitida pelo Sol na freqüência considerada, em sfu (10-22 W/m2/Hz). O modelo de cálculo empregado aqui é simplificado.
No resultado - Degradação Máxima em C/N
Nível máximo de ruído introduzido pelo Sol na recepção em terra para um determinado dia (em dB). Considera-se aqui uma eficiência de antena de 60% e uma temperatura de ruído do sistema de 100°K.